domingo, 30 de janeiro de 2011

5

Filme: Black Swan (Cisne Negro)


   Hoje assisti Black Swan (Cisne Negro) e resolvi criar um post para dizer o que achei do filme. Então, primeiramente, a sinopse:

Nina é uma bailarina de uma companhia de balé de Nova York, cuja vida, como todos aqueles em sua profissão, é completamente consumida pela dança. Ela vive com sua mãe obsessiva, a ex-bailarina Erica, que exerce um controle sufocante sobre ela. Quando o diretor artístico Thomas Leroy decide substituir sua prima ballerina Beth MacIntyre para a produção de abertura de sua nova temporada, ‘O Lago dos Cisnes’, Nina é a sua primeira escolha.
Mas Nina tem concorrência: a nova dançarina, Lily, que impressiona Leroy também. O Lago dos Cisnes exige uma dançarina que possa interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa a malícia e sensualidade. Nina se encaixa no papel Cisne Branco perfeitamente, mas Lily é a personificação do Cisne Negro. A medida que as duas jovens bailarinas escondem sua rivalidade com uma amizade falsa, Nina começa a ficar mais em contato com seu lado escuro – uma imprudência que ameaça destruí-la.
   Aconselho também, que assistam ao trailer AQUI, já que depois de ver é que me interessei pelo filme. Mas tenho certeza que a primeira impressão, após ler, será "Putz, que emoção... um filme de balé, onde a mocinha  está perto de se lascar e ganha uma rival, que também faz balé. Uau." A minha primeira impressão foi essa. Mas como gosto de balé, coloquei na lista dos filmes que queria ver. Quando vi o trailer, cara, minha opinião mudou e o filme ficou em primeiro lugar na lista! Finalmente assisti e...

   Achei interessante, mas não é perfeito. Nota 8,5. Eu explico: (vou tentar não contar a história toda ou o final, pra não estragar) você tem uma opinião quando lê a sinopse, outra quando vê o trailer e uma outra quando vê o filme. Até aí, normal. Mas a opinião pós-trailer te faz esperar coisas fodas incríveis do filme! No final do filme, você percebe que esperava demais... pelo menos comigo foi assim. A história é muito boa, as atuações são excelentes (principalmente a de Natalie Portman. Haja preparação para um papel tão difícil! Tanto no balé, como para a personalidade de Nina), mas o fim.. putz, cadê o fim? A história é fácil de entender no final, mas é impossível não sentir que falta algo. Enfim, o filme é muito bom, mas não considero excelente. Assim mesmo, vale a pena assistir! Ah, e detalhe importante: filme não recomendado para menores de 16 anos!! Realmente tem cenas inadequadas, quentes e meio sangrentas/desesperadoras.


   Aqui tem spoiler em branco (se quiser ler, selecione o texto depois da setinha até a outra seta) -> Nina é uma jovem meio problemática. Ela quer tanto ser a Rainha dos Cisnes que se esquece que existe uma realidade. De fato, o papel de Nina era muito desejado pelas outras meninas, mas ela fica numa paranóia tão grande que começa a ver o que realmente não existe, mas que em partes, era possível. Ela não se preocupava com outras coisas além de seu desempenho, sempre querendo ser perfeita, mas não sabia se entregar ao personagem que Tom mais esperava ver em Nina, o Cisne Negro. Por isso, ela simplesmente pira junto com Lily (concorrente no papel) e vai fazer loucuras! Briga com a mãe e esquece o stress dos ensaios com drogas e sexo! No dia seguinte, tudo que ela imaginava ter acontecido, inclusive um sexo lésbico, não aconteceu de verdade. Era tudo imaginação dela! TUDO! Mas ela está tão focada (leia-se, obsessão da porra) em ser perfeita, tanto como Cisne Branco, como Cisne Negro, que "simplesmente" cria o inferno na própria vida. Passa a se sentir perseguida por Lily (tecnicamente, tem uma rivalidade sim, de fato) e não percebe que não é imaginação. Ela fica tão louca por causa disso que começa a se machucar, achando que são os outros que estão fazendo isso com ela. No fim, você espera o resultado completo e só recebe o parcial. De qualquer forma o filme é muito bom, mas não é ótimo, como já disse alí em cima.
<- Fim do spoiler.

   Para quem não sabe, Natalie Portman recebeu um troféu no Globo de Ouro por interpretar Nina, em Black Swan. Logo, pode acreditar, a atuação é incrível. Ela se dedicou tanto para o papel, que nos ensaios ganhou uma costela quebrada! Precisou perder vários quilinhos e ficou até magra demais, deixando os colegas de elenco preocupados. Vida de atriz não é tão fácil não, né? Mas foi pelo papel... ela já voltou ao "normal". Atualmente, Natalie está noiva e grávida de seu primeiro filho.


Mas e vocês, se interessaram?

5 Comentários:

JP. --> Responder disse...

Belo Post. realmente completo, com Sinopse e até Spoiler, que chique. rsrsrsrs =P

O Filme é legal, pra mim que não vejo graça em balé, até que gostei. mas realmente faltou um Fim. é muito louco, vc não sabe o que é realidade e o que ela ta imaginando. e eu ainda desconfio que ela seja virgem =P rsrssrrs.


Mas o melhor é que nós assistimos antes de todo mundo \o/
eu amo baixar filmes pela net.
o próximo é O Turista. no cinema ? que nada, em casa mesmo =P rsrsrsrs


Bia saiu na frente que qualquer colunista e critico de jornal, deve ser o 1º post da opinião de quem assistiu o filme, pois nem chegou no Brasil ainda...

PARABÉNS BMS. =D

Beijooooooos!

Marcelo --> Responder disse...

Olá! Tenho que discordar de você, pois eu me emocionei bastante com o filme.
Creio até que no seu Spoiler, uma coisa que ficou mal falada foi o fato-chave de que Nina cabia perfeitamente para o papel de Cisne Branco, mas para isso, ela teria também que se encaixar no Negro, fato que Lily se apoderava.

O terror psicológico é intenso, e eu ouso dizer que será o melhor filme de 2011.

Abraços.

Anônimo disse...

poxa impressionante o seu post, escreve muito bem pra quem parece ser tao nova, mas ta bem completo mesmo, só não ficou claro o porque de voce nao ter gostado do final
Achei o filme muito bom, é sobre o esforço que a menina faz pra atingir seu objetivo, seu talento natural e suas dificuldades pessoais que tornam as coisas bem dificeis. o clima de neurose e medo eh especialidade daquele diretor, que eh om esmo de (the westler - com jeff bridges), nao ta faltando nada la nao, ta tudo la, as partes vagas fazem parte do estilo desse diretor que é o de deixar lacunas pra voce preencher como quiser, porque esses nao sao os pontos. o filme é sobre os sacrificios da menina sabe, e passar por tudo, é sobre o sacrificio, esse é o ponto.
pedro

o meu preferido ate agora eh o bravura indomita mas (com excecao de a origem) eu ainda nao vi os outros.

Gabriela Ziegler --> Responder disse...

muito legal seu post :) no meu blog eu escrevi algo sobre Cisne Negro também (calma, não entremos em competição! rs, brincadeira infame). Meu blog é o http://raindropwings.blogspot.com .

falou!

Adelita disse...

Gostei muito do filme, mas o final... faltou consistência, o previsível melo-dramático gritou.