sábado, 18 de junho de 2011

0

Compra coletiva



Não tem como negar: todo mundo adora uma promoção! E aproveitando esse fato, em 2008 surgiu nos EUA a prática de compra coletiva. Aqui no Brasil, entretanto, essa prática só chegou em 2010, com a criação do Peixe Urbano, o primeiro site de compras coletivas do país. Hoje existem diversos sites (Regateio, ClickOn, Groupon, etc) com ofertas nacionais ou exclusivamente de um Estado.

Funciona da seguinte forma: são disponibilizados 400 cupons, por exemplo, para um determinado produto/serviço que terá desconto de 45%, por exemplo; para ativar a promoção, é necessário que um mínimo de cupons seja vendido, mas você só paga se a compra for confirmada; quando o tempo de compra esgota ou todos os cupons são vendidos, sua compra é finalizada e em 24h você recebe o cupom por e-mail; depois é só imprimir e levar até o estabelecimento. A maioria tem formas seguras de pagamento, mas é sempre bom pesquisar um pouquinho antes de comprar no site (alguns não são de confiança).

As compras online em geral, levaram um certo tempo para ter a confiança dos consumidores. E o que fez a situação melhorar, foi o investimento das lojas na segurança da compra, na entrega dentro do prazo e claro, na proteção dos dados de quem compra. Mas isso vocês já sabiam, certo?

Uma das coisas importantes para se lembrar ao adquirir esse tipo de cupom, é que eles possuem validade... se passar o prazo, sinto muito, mas você perdeu dinheiro. Digo isso porque já tivemos esse probleminha aqui em casa e é quase impossível renovar o prazo! Outra coisa para dar atenção é o controle dos gastos. É difícil resistir a uma promoção que você sabe que não vai encontrar de novo (pelo menos não tão rápido), acaba comprando sem pensar e depois se arrepende. Pior ainda é comprar e não ter tempo de usar!


Em relação aos estabelecimentos, os melhores sites de compra coletiva costumam trabalhar apenas com lugares de qualidade, mas infelizmente isso não garante um bom atendimento no próprio local. Vale lembrar que a culpa NÃO é do site que vendeu o cupom, eles fazem o melhor para garantir a satisfação do cliente.

Já estive em um cabeleireiro que não conhecia, por ter visto uma promoção em um desses sites de compras, não resisti e comprei. O resultado foi excelente! Boa localização, bom atendimento, resultado prometido, etc. Foi muito bom mesmo! Pretendo voltar lá em breve! Só que desta vez sem cupom de desconto.

Em outra ocasião, estive em um restaurante que o atendimento era extremamente lento (devagar quase parando!), o espaço não era um dos melhores... mas duas coisas salvaram: a localização e a comida que era excelente. Por mim, faria um post apenas sobre esse local, analisando cada detalhe... mas prefiro não citar o nome para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Problemas de atendimento em alguns estabelecimentos, não mudam minha opinião sobre compra coletiva. Isso acontece. Mesmo pagando o valor normal em um lugar bem caro, você pode ter o azar de ter um péssimo atendimento, ou algo que não te agradou. É fato!
Em geral, a vantagem das compras coletivas, depois do preço reduzido, é que você conhece novos lugares e serviços que podem te agradar e te convencer a voltar.

Mas e então, você já aproveitou o benefício da compra coletiva? Teve algum problema com o serviço/produto comprado?

Comentários: